Estes alimentos têm um efeito direto na sua memória e inteligência: Descubra quais são!

A nossa alimentação tem uma influência direta em tudo o que somos. De fato, a alimentação é fator determinante da nossa inteligência e memória.

Da mesma forma que alguns alimentos potenciam a nossa memória e concentração, outros, pelo contrário, têm uma influência negativa em nossa cognição.

Para que você consiga bons rendimentos, quer na escola, quer no trabalho, nós listamos aqui os alimentos que prejudicam o seu funcionamento cerebral. Confira!

Alimentos que prejudicam a memória e a inteligência

Alimentos que prejudicam a memória e a inteligência

Para uma boa memória aposte em alimentos ricos em ômega 3. É para que nada prejudique o seu desempenho cognitivo, evite essa listinha de alimentos.

Produtos açucarados

O açúcar não lhe traz nenhum benefício. Engorda, é prejudica seriamente o seu cérebro. Quando consumimos açúcar, no longo prazo, estamos aumentando os riscos de desenvolver vários problemas neurológicos. Além disso, interfere diretamente com a memória e com a nossa capacidade de aprender.

Alimentos com altas doses de açúcar e frutos e são altamente prejudiciais. Fuja deles!

Bebidas alcoólicas

Além de ser muito prejudicial para o seu fígado, o álcool cria um sentimento de confusão mental.

Isso quer dizer que o álcool impede que pense com clareza, e também afetando a sua capacidade de memorização.

Junk Food / Comida de Plástico

Recentemente a Universidade de Montreal fez um estudo onde demonstrou que a junk Food é responsável por alterar os químicos do nosso cérebro, o que poderá levar a sintomas que se associam à ansiedade e depressão.

Esse tipo de alimentos, muito ricos em gorduras, desencadeia também sintomas parecidos com os da abstinência quando deixa de incluí-los em sua dieta. Isso acontece porque eles afetam a produção da dopamina.

Como sabemos, a dopamina é responsável por nos dar uma sensação de felicidade, e ela dá suporte à função cognitiva. Ou seja, ao afetar a produção de dopamina, a junk food está nos deixando menos motivados, e menos concentrados.

Frituras

Geralmente, as frituras têm corantes, químicos, conservantes e aditivos. Estes afetam diretamente o comportamento do nosso cérebro, assim como o seu funcionamento cognitivo.

Além disso, estes alimentos destroem as células lentamente, especialmente as células nervosas do cérebro. O óleo de girassol, por exemplo, é um dos mais prejudiciais à nossa saúde.

Alimentos prejudiciais ao desempenho cognitivo

Alimentos salgados

O sal é essencial para a vida humana, mas quando consumido em excesso afeta a pressão sanguínea e a saúde do nosso coração. Mas, além de todos esses malefícios, o sal em excesso afeta a sua função cognitiva, prejudicando a sua capacidade de raciocínio.

Proteínas processadas

As proteínas são essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. No entanto, devemos prestar muita atenção às proteínas processadas. Salames e salsichas, por exemplo, devem ser evitados ao máximo.

Ao contrário das proteínas naturais, as processadas impedem que o nosso corpo isole o sistema nervoso. Como tal, opte por consumir peixes, nozes, laticínios, e sementes.

Gorduras trans

As gorduras nos trazem uma série de problemas de saúde. Desde colesterol alto, a problemas cardíacos, os problemas ligados ao consumo de gorduras parece não ter mais fim.

Mas, além dos problemas de saúde que já conhecemos, os quais se encontram relacionados com o consumo dessas gorduras, elas também afetam o nosso cérebro. Este tipo de gordura deixa o funcionamento do cérebro mais lento. Isso faz com que os seus reflexos sejam menores, assim como a sua capacidade de resposta.

Quando consumimos em excesso, no longo prazo poderá levar a um “encolhimento” do cérebro, algo semelhante com a doença de Alzheimer.

Adoçantes

Sabe aqueles adoçantes artificiais que usamos quando estamos tentando perder peso? Pois é! Eles são altamente prejudiciais ao nosso cérebro, assim como a todo o nosso organismo.

Quando usamos por um longo período esse tipo de adoçante, podemos causar danos sérios em nosso cérebro, afetando também a nossa capacidade cognitiva.

Em vez de adoçante, experimente substituir o açúcar por stevia, um adoçante natural.

Agora que sabe quais os alimentos que prejudicam o funcionamento do seu cérebro, evite ao máximo ingeri-los. Lembre-se que uma alimentação saudável está na base de uma vida plena e feliz!