Qual é a dieta para perder peso mais efetiva de todas?

Quando a pessoa deseja perder peso acaba encontrando uma grande variedade de dietas, algumas funcionam e outras não, algumas são saudáveis e outras são muito perigosas para a saúde.

Sem empecilhos, para conseguir uma perda de peso significativa que pode ser sustentada ao longo do tempo sem correr o risco de ganhar o peso perdido, é imprescindível construir hábitos alimentares saudáveis. Por isso, a melhor dieta de todas é aquela que implica em uma transformação no modo de se alimentar, adotando de hábitos dietéticos positivos.

Dietas que produzem a perda de peso, mas são perigosas a saúde

As dietas cetogénicas, como a dieta proteica extrema, a dieta de Atkins e a dieta Dukan, produzem uma perda de peso rápida e notável, mas são geralmente perigosas para a saúde porque eliminam os alimentos que contêm hidratos de carbono completos e simples.

Desta forma, as dietas hiperproteicas se baseiam em proteínas e gorduras exclusivamente e há estímulo da oxidação das gorduras de reserva para obter energia. A combustão de gorduras produzem corpos cetónicos e o corpo entra em um estado de cetose que caracteriza cansaço, dor de cabeça, sensação de esgotamento, enjôos e náuseas.

Além disso, as dietas cetogénicas implicam uma sobrecarga renal porque são riquíssimas em proteínas e também tendem a ter muito sodio. Devido ao excesso de proteínas e de sódio, o rim trabalha excessivamente e, se a dieta se prolonga no tempo, pode causar um dano severo e irreversível para esse órgão.

Por outro lado, realizar as dietas hiperproteicas durante um tempo determinado e, quando alcançar com peso desejado, voltar a incorporar alimentos que são hidratos de carbono (pão, bolachas, cereais, massas, farinhas, açúcar, mel, sorvete), ainda que consumidos em quantidades moderadas, pode ocasionar um famoso efeito sanfona e a pessoa volta ao seu peso inicial ou até mesmo a um peso mais elevado.

As dietas hiperproteicas são as mais perigosas para a saúde e não permitem construir um estilo de vida saudável.

a melhor dieta de todas é aquela que implica em uma transformação no modo de se alimentar, adotando de hábitos dietéticos positivos

Dietas que atribuem propriedades emagrecedoras a um alimento em particular

Estas dietas tendem a estar na moda durante algum tempo e se baseiam em atribuir propriedades quase milagrosas para emagrecer a um alimento específico. Algumas das quais são muito precárias porque praticamente não deixam incorporar outro alimento que não seja “emagrecedor“ . Algumas outras permitem ter uma alimentação mais vairada ainda que incluam em quase todas as refeições o “alimento estrela”.

Estas dietas não contribuem para a formação de hábitos alimentares saudáveis ​​porque não educam a pessoa. São somente muito rígidas e estão destinadas a serem realizadas durante um período de tempo muito breve (com frequência de uma semana).

Alguns exemplos desses tipo de dietas são a dieta do tomate, a dieta do leite, a dieta do chá, a dieta do abacaxi, a dieta do salmão, a dieta do limão, a dieta da cebola, a dieta das frutas, a dieta do arroz e a dieta da maçã.

A dieta saudável para perder peso

Como mencionamos o início deste artigo, a dieta mais eficiente para perder peso é aquela na qual a pessoa aprende a comer de modo saudável, adquire hábitos alimentares positivos e a integra em seu estilo de vida. Isso quer dizer que a pessoa não precisa seguir um esquema de comidas estruturado e rígido, nem ficar obcecada com as calorias. Mas sim sabe escolher os alimentos, como combinar-los e como cozinhar-los para obter uma preparação saudável.

A dieta saudável é oposto de “fazer dieta”, já que este enunciado com frequência significa passar fome e seguir um menu fechado, durante um período de tempo limitado.

Uma dieta equilibrada que favorece a perda de peso é aquela que se baseia em frutas, hortaliças, verduras, legumes, sementes, cereais e farinhas integrais, carnes magras (com pouca gordura), pescados, laticínios desnatado, ovos e, como bebida, água. É resumida em sódio, embutidos, frituras, manteiga, panificados, doces, alimentos transformados, sorvetes, guloseimas, açúcar, bebidas açucaradas e álcool.